Processo de Criação

Qual o conceito de criatividade, definição de Design? É criar nova atividade, é percepção, observação, olhar, pesquisar. É montar, modificar algo. E qual a importância da observação no Design? Faz indispensavelmente parte da projeção, no momento de definir algo inexistente, a partir de conhecimento preexistente (aqui temos a relação Design = Projeto, e Projeto = Pesquisa). E quando pensamos em observação não significa “anotação”, “desenho”, significa memória, subconsciente. Porque muitas vezes, mesmo sem perceber, criamos algo nos baseando em algo já visto antes, no estilo Mémoire Involontaire, bem à Madeleine de Proust mesmo.

E criar um bom produto não depende apenas de muita Criatividade. É necessário Semântica (“coisas relacionadas a uma palavra”) para agradar o cliente, pesquisa, diferença, correlação. É preciso criar um conceito para vendê-lo, sem conceito não há venda! E infalível é a Percepção (“olhar apurado”). E a união Criatividade + Semântica + Percerpção resulta em Design, que, lembrando, significa Projeto. E assim poderíamos escrever isso ao contrário, colocar como resultado dessa somatória “Projeto”, que sucessivamente significa Design.

Dentro de todo o processo de criação entram seriamente muitos fatores, mais do que simplesmente Percepção e Madeleine, e claramente um bom projeto na nossa concepção não é o suficiente para obter sucesso, é necessário Branding, tornar perceptível ao cliente a importância de uma contratação.

Obviamente muitos outros fatores podem ser adicionados nisso tudo. São tantas teorias, tantas regras, fugas e dicas que ficaria complicado falar de tudo. Para uma pessoa completamente leiga no assunto (atualmente não me sinto mais tão leiga assim) é difícil imaginar isso tudo apenas ao observar uma latinha de refrigerante, uma cadeira, um lustre. Achei que seria interessante tentar mostrar um pouquinho de quanto empenho pode ter sido aplicado naquele objeto, naquele produto que tanto nos agrada, embora não tenhamos ideia do porquê.  Apenas posso, conto mais!

Beijos mil,

Valentina Rampini

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: