Jum Nakao @ Trajetos Costurados

Para quem não sabe, esse final de semana – sexta e sábado! – fui fazer um workshop em São Paulo, chamado “Trajetos Costurados”. Fui sabendo quais seriam as atrações, e mais nada. Jum Nakao, Ronaldo Fraga, Agustina Comas e Fernanda Yamamoto. Mas não podia imaginar o quanto essa experiência seria importante e única na minha vida.

Saí de lá com um aprendizado incrível, que sem dúvidas mudou muito meu pensamento e minha visão em relação à moda. Valeram os dois dias de muita correria!

A primeira palestra foi iniciada por Jum Nakao, o mestre das modelagens! Formado em artes plásticas nota-se que seu trabalho vai muito além da moda. Seu último desfile foi “A Costura do Invisível“, que ocorreu em 2004, que sem dúvidas marcou a história da moda. Desde então vem trabalhando com design e arte. E dando cursos para ensinar sua incrível maneira de modelar!

E coloca incrível nisso.

Fiquei simplesmente encantada. Descobri um mundo que eu não sabia que poderia existir, e abri meus olhos para muitas possibilidades. A moda vai muito além do que ensinam nos cursos. Vai muito além de todas aquelas réguas e curvas.

No final fui conversar com ele, sobre como montar um bom portfólio de moda. Nada melhor do que perguntar a um grande entendido de moda. “Tem que ter fotos e fotos, de resultados! Desenhos, croquis, não servem. Mostrar que você sabe desenhar frente e verso para mim não significa nada… Quero ver o tridimensional”.

E aproveitei para esclarecer uma enorme dúvida. Sempre imaginei que seria impossível conseguir um bom estágio de moda sem antes fazer ao menos um curso técnico de design de moda. Mas não foi exatamente isso que o Jum me falou. “Eu prefiro muito mais um aluno formado em design, arquitetura, artes plásticas do que um formado somente em moda. Fazendo faculdade de moda você cria muitos vícios!”. Mas é claro que um bom curso de modelagem é essencial.

Eu, totalmente tiete!

Durante a semana vou prosseguindo com os posts sobre os outros palestrantes e com as fotos dos looks das meninas!

Con amore,

Valentina Rampini

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Flavia
    abr 05, 2011 @ 11:11:00

    Aí aí aí que arrependimento!!! Eu sabia.rs
    Mas já estou captando os conteúdos e descbrindo familiaridades, o Jum Nakao é fantástico.´

    Responder

  2. lucia castanho
    abr 05, 2011 @ 12:57:28

    tietagem geral!!!

    Responder

  3. Carolina
    abr 05, 2011 @ 17:55:21

    Aaaai que delícia! Adorei, você deve ter amado pouco né..
    To louca pra ver o resto!!

    Responder

  4. Márcia
    abr 05, 2011 @ 18:57:03

    Parabéens Valentina!! ficou muito bom o post e suas fotos são incríveis!!

    Responder

Deixe um comentário

