Material “Rústico”

Como comentei há alguns posts, as últimas semanas tem sido corridas. No meio do semestre sempre tem algumas semaninhas lotadas de trabalhos a serem entregues. Um dos trabalhos que realizei, para a disciplina de Design e Tecnologia, tinha um tema um tanto quanto “livre”. Tínhamos que criar algum produto (vestuário, mobiliário ou acessório) tentando explorar algum material diferente. Dedicar-se na escolha da forma e trabalhar um conceito.

Bom, como era de se imaginar, escolhi trabalhar alguma peça de vestuário. Simplesmente desenhar alguma roupa, mesmo que com um design muito diferente, seria pouco. Queria explorar algum material. Então me veio em mente a questão de toda essa onda verde que está nos perseguindo há alguns anos. Decidi que queria trabalhar algum tecido “ecologicamente correto”, para mostrar que era possível sim criar peças interessantes sem precisar agredir o meio ambiente.

Minha escolha foi a Juta. Tecido utilizado para artesanato e principalmente para a criação de sacos de batatas e de café. Um tanto quanto rústico, né? Mas pensei em trabalhar um caso extremo, para obter um resultado legal e interessante, e mostrar que tecidos ecologicamente corretos mais delicados teriam muito mais possibilidades – como por exemplo aqueles utilizados em ecobags.

Quando comecei a desenhar a peça pensei em trabalhar algo que desse movimento. O modelo dessa saia lembra muito camadas, folhas. O que me pareceu combinar com o tecido. Pensei em criar algum blazer, alguma saia mais básica… Mas talvez não ficasse uma peça charmosa, o que era necessário, para contrastar com o tecido.

Tenho que confessar que o resultado ficou grosseiro, deu um trabalho para costurar, não consegui colocar zíper… N fatores! Mas como eu já disse, minha ideia era mostrar um caso extremo, e tentar mostrar que vale explorar essa ideia. Sem essa de que tecidos ‘corretos’ só servem para substituir sacolinha plástica.

Espero que vocês tenham gostado. 🙂

Con amore,

Valentina Rampini

Twitter Tumblr Fashiolista Bloglovin  Lookbook

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Rebeca
    out 19, 2011 @ 07:31:08

    Tina, eu AMEI a sua saiaaaaaaaaa !!!! ta de parabens viu, acho que logo vc deveria abrir sua galeria de roupas super fashions.. =)

    bacio cara, quarto grande!

    Responder

  2. Fausto Pará
    out 19, 2011 @ 12:12:41

    Imagino eu, que falar “Massa pra caralho Tina! Continue assim!” Seria inútil. O amor que você sente fazendo suas paradas, pra mim e, sem nenhuma dúvida, pra todo mundo, é muito nítido…E só isso te moveria e te faria continuar fazendo tudo isso com o mesmo amor.
    Como se só o que você sente trabalhando nos seus lances não bastasse, seus trampos são massas demais! Desde o que você costura, até o que você escreve(Aliás, não é dúvida nenhuma que sou fã pra caralho do que você escreve, né? hahaha).
    Não que eu entenda de moda, acho as vezes que sou o inverso disso! hahahha! Mas só o seu sentimento e a sua satisfação, ambos explícitos, de terminar um post ou uma peça é foda!
    Parabéns querida! De verdade..
    Paz grande e um beijo!

    Responder

  3. Gabriel
    out 19, 2011 @ 13:46:58

    nossa adorei as cores Vicentina ^^

    Responder

Deixe um comentário

