OP ART NA MODA

Quem é vivo sempre.. TEM TRABALHOS DA FACULDADE PRA FAZER. Ufa, gente, quantas coisas! Mas semana passada apresentei um seminário bem legal, que gostei de ter feito, e achei que seria interessante compartilhar aqui com vocês um pouquinho do que aprendi com ele. 🙂 Enfim, meu tema era sobre como a Op Art influenciou a moda.

Esse movimento artístico começou a surgir lá em 1930, quando Victor Vasarely começou a fazer uns trabalhos meios malucos que confundiam a visão. Daí vem o nome Op Art, do termo em inglês Optical Art – Arte Óptica. Eles acreditavam em “menos expressão, mais visualização”. Embora tenha começado a surgir nesse período, é considerado um movimento da década de 60, pois foi lá que ele ganhou esse nome, e começou a aparecer por todos os lados. Em 1964 esse termo (Op Art) foi usado pela primeira vez pela Time Magazine e em seguida, em 1965, rolou uma exposição chamada The Responsive Eye (O Olho Que Responde) em New York – repleta de trabalhos nesse estilo! E esse foi o pontapé que estava faltando.

Nessa de ‘pontapé inicial’, a Op Art tornou-se bem comercial, não aparecendo apenas no que se relacionava à arte, mas também em cartazes por exemplo, e na moda! E olhem só o que aconteceu:

No finzinho da década de 60 esse movimento começou a influenciar realmente na moda. Mas foi ganhando um pouco mais de cor, diferente dos tecidos Bridget Inspired… Um grande nome a se citar que foi muito inspirado por esse estilo, foi Rudi Gernreich, que usou muito estampas nesse estilo!

A moda é constantemente influenciada pela arte! Antigamente isso era muito mais forte, porém, ainda hoje são visíveis as influências. Talvez hoje nós nos demos menos conta, pois acaba se tornando mais visível aos conhecedores do assunto, mas dando uma olhada nas inspirações para a criação de uma coleção, é sempre provável encontrar algo. Dêem uma olhada nesses exemplos mais atuais:

Usei alguns dos slides que montei para mostrar o conteúdo para vocês. Espero que tenham gostado.. Procurando na internet encontrei poucas informações, tive que dar uma boa fuçada. Quem sabe ajudo outros perdidos também, kkk!

Con amore,

Valentina Rampini

Twitter – Tumblr – Fashiolista – Bloglovin

Anúncios

7 Comentários (+adicionar seu?)

  1. sofia
    maio 09, 2012 @ 16:37:20

    Show Valentina! Historia da Arte e Design!

    Responder

  2. camilassm
    maio 09, 2012 @ 17:28:41

    Adorei o post sobre arte&moda, conteúdo inteligente e inspirador!
    Aliás gosto muito do seu blog, os looks super lindos, “usáveis” e criativos, fotos sempre muito bonitas e as dicas ótimas de comprinhas, rs, quem não gosta!
    Parabéns pelo trabalho!
    Beijos, Camila

    Responder

  3. Camila Stecca Stefan Marins
    maio 09, 2012 @ 17:32:29

    Adorei o post sobre arte&moda, conteúdo inteligente e inspirador!
    Aliás gosto muito do seu blog, os looks super lindos, “usáveis” e criativos, fotos sempre muito bonitas e as dicas ótimas de comprinhas, rs, quem não gosta!
    Parabéns pelo trabalho!
    Beijos, Camila

    Responder

  4. Isabella
    maio 13, 2012 @ 11:14:14

    Adoro esses efeitos visuais!!
    post muito interessante mesmo! 😉

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: